A Secretaria Municipal de Meio Ambiente- SMMA, em sua condição de integrante do Grupo que implanta a Política Municipal de Educação Ambiental adota o Programa de Educação Ambiental conforme decreto Lei Estadual no 12780/2007 e a lei municipal no 950/2008 regulamentada pelo Decreto no 1134/2010. A Política de Educação Ambiental e a Gestão de Resíduos Sólidos é um tema estratégico da SMMA, por meio de oficiais, cursos, tela verde, jogos, campanhas e produção de materiais didático.
O município de Itu tem colocado a questão dos resíduos como prioridade na sua agenda ambiental busca a excelência na gestão adequada dos resíduos desde 2001. Iniciou a coleta seletiva em 2000 e atualmente realiza em 89% dos bairros urbanos no sistema porta a porta. Em 2009 implantou o Plano de Gestão de Resíduos quando intensificaram as ações como: implantação da coleta domiciliar mecanizada, avanço da coleta seletiva, programa de educação ambiental para resíduos e a implantação da PPP dos resíduos em 2011 e no ano de 2013 foi executado a revisão do plano que revalidou e fortaleceu as atividade de E.A.
Oficinas realizadas - 20 Palestras realizadas - 100 Toneladas de Recicláveis recolhidos porta-porta - 200/mês Toneladas de Composto orgânico oriundos da limpeza pública - 3900 m ³/mês Público atendido pelo programa em escolas - 6000 estudantes Público atendido pelo programa não formal - 500 Escolas atendidas no programa - 31 Publicações - cartazes e folhetos - 20.000
A criação de políticas públicas e marcos regulatórios para a gestão da Educação Ambiental brasileira como a normatização institucional da área ambiental e a criação de políticas setoriais em especial para gerenciamento de resíduos sólidos são avanços, no entanto, temos uma situação em que este cenário reflete por um lado avanços, subtraídos de atrasos e recuos. - outro desafio diz respeito aos objetivos da educação ambiental quanto ao desenvolvimento de uma consciência ética sobre todas as formas de vida com as quais compartilhamos este planeta, respeitar seus ciclos vitais e impor limites, é necessário e fundamental a internalizarão dos princípios, conceitos e objetivos da Educação Ambiental na educação formal e não formal. - aumentar equipe de especialista para desenvolver o Programa de educação ambiental;
Aprendeu-se que a Educação Ambiental para resíduos faz parte de algo mais abrangente que o Programa de E.A, este deve ser permanente, inovador e eficaz Outra lição é que o programa caminha junto com a gestão e a linguagem e ações são conjuntas e sincronizadas. A população adere às ações no momento que sente firmeza na gestão e é bem orientada de como participar. A facilitação da separação é outro ponto, em Itu separa-se em 03 categorias - orgânico, recicláveis e rejeito,